Formação | ESPM | Graduação | Pós Graduação | ContatoHome


. Assessoria e consultoria pedagógica

. Capacitação de educadores

. Palestras dirigidas às famílias



Capacitação de educadores


O papel do professor na educação atual  


A discussão do papel do professor na educação não é recente, contudo, definir a posição do professor diante de novas idéias no meio educacional, diferentes tecnologias e, principalmente, diante da grande diversidade de alunos, torna-se uma questão fundamental para o sucesso do processo pedagógico. As modificações da sociedade como um todo e em particular da escola e do professor são temas urgentes na discussão acadêmica.

Resumo do programa

. A formação e a atuação do professor;
. Diferenças nas necessidades dos alunos;
. O papel social do professor;
. Os conteúdos e a sua relevância social;
. A contextualização do trabalho pedagógico;
. A importância da capacitação contínua;
. O fazer pedagógico;
. Diferentes formas de fazer a mesma coisa.


Os problemas de aprendizagem e a atuação docente  


Casos de problemas de aprendizagem são uma constante nas escolas. Queixas das mais variadas e, em muitas ocasiões, divergências entre família e escola sobre o assunto. O professor convive diariamente com os problemas de aprendizagem e participa destas discussões. Este curso pretende apresentar ao professor formas de reconhecimento dos problemas de aprendizagem, diferenças entre as terminologias utilizadas a respeito do assunto, além de sugerir formas de atuação no cotidiano escolar e no convívio com a família.

Resumo do programa

. Características dos problemas de aprendizagem;
. Dificuldades, problemas e distúrbios de aprendizagem - semelhanças e diferenças;
. Identificação pelo professor;
. Comportamento docente diante dos alunos com problemas de aprendizagem;
. A relação famíla-escola;
. Conteúdo programático e problemas de aprendizagem;
. Possibilidades de trabalho individualizado.


A Teoria das Inteligências Múltiplas  (Valorizando potenciais)  


Desde seu surgimento em 1983 nos Estados Unidos, a Teoria das Inteligências Múltiplas vem provocando discussões calorosas no meio educacional. Apesar de possuir natureza psicológica e de tratar do desenvolvimento das diversas inteligências humanas, as idéias de Howard Gardner têm sido o epicentro de uma verdadeira revolução no conceito de escola e na utilidade da escola no desenvolvimento do potencial humano. A discussão sobre a Teoria propicia muitas reflexões sobre assuntos importantes na rotina escolar: a igualdade de importância entre as disciplinas oferecidas pela escola; a valorização dos potencias dos alunos; o conceito de necessidades educativas especiais; o reconhecimento e o aproveitamento das diversas inteligências dos alunos entre muitos outros.

Resumo do programa

. O conceito de inteligências através dos tempos;
. A massificação do ensino e o aparecimento dos testes de inteligência;
. Binet e o Teste de Q.I.
. Howard Gardner e a Teoria das Inteligências Múltiplas;
. A valorização dos potenciais individuais;
. Os problemas de aprendizagem segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas;
. Aplicabilidade da Teoria das Inteligências Múltiplas na escola.


Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem  


Objetivos

. Compreender a contextualização da noção de desenvolvimento.
. Analisar o desenvolvimento da criança a partir de vários teóricos.

Resumo do programa

. Introdução à Psicologia do desenvolvimento;
. Desenvolvimento sócio-emocional;
. As fases do desenvolvimento psicossexual segundo S. Freud;
. As crises psicossociais na perspectiva de Erik Erikson;
. Desenvolvimento cognitivo e sócio-interacionista;
. A teoria de Jean Piaget;
. Conceitos básicos do sistema teórico;
. Caracterização dos períodos de desenvolvimento cognitivo;
. A teoria de Vygotsky;
. Conceitos básicos;
. A relação entre desenvolvimento e aprendizagem: a noção de zona de desenvolvimento proximal.


Relacionamento professor‑aluno  


Objetivos

. Abordar as questões pertinentes à relação professor - aluno no que tange aos relacionamentos interpessoais.
. Compreender a importância do relacionamento professor - aluno para o processo de aprendizagem.

Resumo do programa

. O papel social do professor;
. Liderança ou autoritarismo?
. Afetividade e a criação de vínculos;
. A motivação em sala de aula;
. Percepção dos alunos sobre os relacionamentos;
. Ética e valores na sala de aula;
. Relacionamento professor-aluno e as implicações para o processo de aprendizagem.


A criança e o brinquedo  


Objetivos

Compreender o ato de brincar como inerente à natureza da criança.
Relacionar o ato de brincar ao processo de desenvolvimento infantil.

Resumo do programa

. A Importância do ato de brincar;
. Significados simbólicos e sua contribuição no desenvolvimento psicológico;
. Estímulo ao ato de brincar;
. Brincadeira e conteúdos pedagógicos;
. O papel do professor e a brincadeira.


Outros cursos podem ser visualizados na tabela abaixo:


TÍTULO CARGA HORÁRIA PÚBLICO ALVO DINÂMICA OBJETIVO PROGRAMA
Construção do Projeto Político Pedagógico 20 horas Diretores, coordenadores, supervisores, orientadores e demais membros da equipe Aulas teórico-práticas Capacitar os membros da equipe pedagógica a fim de que possam construir o Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino onde atuam O que é Projeto Político Pedagógico; A legislação educacional; O PPP e as ações educativas; Organização do trabalho pedagógico; Finalidades; Estrutura organizacional (administrativa e pedagógica); PPP e currículo; Proposta Pedagógica; PPP e sistemas de mudança; O papel de cada um na construção do PPP; PPP e a identidade escolar; Suposições e exigências na implementação do PPP.
Interdisciplinaridade e os Parâmetros Curriculares Nacionais 12 horas Professores, pedagogos, psicólogos, educadores em geral, pais, responsáveis e todos aqueles que se interessem pelos assuntos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Aulas teórico-práticas com exploração do contexto do educador, vivências de elaboração de planejamento e aulas com base nos temas transversais Capacitar o professor para o trabalho com os Parâmetros Curriculares Nacionais, estabelecendo paralelos entre a interdisciplinaridade e os Temas Transversais incluídos nos PCN. O que é interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade; Os temas transversais; O trabalho interdisciplinar na atualidade; Planejando de forma interdisciplinar.
Construtivismo na Prática 8 horas Professores, pedagogos, psicólogos, educadores em geral, pais, responsáveis e todos aqueles que se interessem pelos assuntos da educação Palestra e oficinas Demonstrar a prática construtivista como proposta de atendimento aos novos paradigmas educacionais e capacitar os profissionais da educação na implementação da prática construtivista. Palestra – A escola e o professor na ação construtivista, abordando os seguintes temas: Um pouco do histórico do construtivismo; A construção do conhecimento através dos tempos; Nossos alunos e nossas escolas; Construtivismo: Modismo ou necessidade?; Conteúdo programático e construtivismo; Atuação construtivista – Elaboração de planejamento de aulas de acordo com a proposta construtivista.

Oficinas – A construção do conhecimento; Artes Cênicas (O corpo e a aprendizagem); A música como estímulo à aprendizagem; Auto-avaliação.
Formação do Professor Construtivista 12 horas Professores, pedagogos, psicólogos, educadores em geral, pais, responsáveis e todos aqueles que se interessem pelos assuntos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Palestra, Apresentação de vídeos e dinâmicas de atuação. Capacitar o profissional de educação para a prática construtivista da Educação Infantil ao Ensino Médio. Histórico do Construtivismo; O construtivismo como alternativa de trabalho pedagógico; A construção do conhecimento através dos tempos; Introdução ao construtivismo como proposta pedagógica; Nossos alunos e nossas escolas; Construtivismo: Modismo ou necessidade?; Conteúdo programático e construtivismo; A construção do conhecimento nas diversas áreas do conhecimento; Atuação construtivista – elaboração de planejamento e aulas de acordo com a proposta construtivista.
Problemas de Aprendizagem 9 horas Professores, pedagogos, psicólogos, educadores em geral, pais, responsáveis e todos aqueles que se interessem pelos assuntos da educação Palestra, estudo e discussão de casos, apresentação de vídeos. Fundamentar o educador a fim de que reconheça os diversos obstáculos à aprendizagem que podem surgir ao longo do processo educativo. Palestra – A escola e o professor na ação construtivista, abordando os seguintes temas: Histórico dos problemas de aprendizagem; Dificuldades de aprendizagem; Problemas de aprendizagem; Distúrbios de aprendizagem; Identificação dos obstáculos; Atuação do educador; Construtivismo e problemas de aprendizagem; Responsabilidade da escola nos problemas de aprendizagem.